Esse doce eu aprendi com a professora Marissol que trabalha comigo. Ela promoveu um almoço na casa dela há uns 3 anos atrás e fez esse doce. Fiquei com ele na cabeça, mas nunca parei pra fazer. Ontem fiquei pensando em o quê apresentar de novidade por aqui e ele me veio à cabeça novamente, então resolvi testar. Ele fica maravilhoso. Claro que aparecem alguns errinhos, que eu tratei de consertar e vou passar a receita já certa para todos. Ah!!! No final desse post eu coloquei um video pra mostrar como fica a textura (sou eu espetando o doce com o garfo). Espero que gostem.
DIFICULDADE: Média.
TEMPO DE PREPARO: 2 horas
PORÇÕES: 12 a 15
CUSTO: R$ 7,00 (muito barato e o doce tem jeito de doce fino)

Ingredientes:

♦ 1 abóbora cabotiã
♦ 5 ovos (gemas peneiradas)
♦ 1 lata de leite condensado
♦ A mesma medida de leite
♦ 6 gotas de essência de baunilha

Para a calda:
♦ 200 mL de água
♦ 6 colheres de sopa de açúcar
♦ 1 cravo
♦ canela em pau


Modo de Preparo:

Passo 1: Abra um furo na parte superior da abóbora. Tente fazer esse furo o mais redondo possível. Mas é bem difícil. Muito cuidado para não se cortar pois a casca é muito grossa e dura.

Passo 2: Retire a "tampa" da abóbora.
Passo 3: A etapa mais difícil do doce. Retire todas as sementes por esse furo. Cuidado para não passar muito a colher nas paredes da abóbora pois pode danificá-la. Para retirar as sementes que ficam pelas beiradas internas da abóbora facilita um pouco entortar a colher, fazendo um gancho. Junto com as sementes sairá aquele material que envolve as sementes, bastante fibroso.
Passo 4: Encha uma panela com água, encha a abóbora de água e vire-a dentro da água. Se vc não encher a abóbora de água ela vai boiar. Coloque junto para cozinhar a "tampa" da abóbora. Ela vai servir para saber o ponto do cozimento. Eu coloquei a panela no fogo, demorou uns 15 minutos para levantar fervura e deixei cozinhando, depois que ferveu, por mais 5 minutos. Aqui que eu errei. Acho que quando levantar fervura você deve retirar a abóbora da panela. No final achei que ela ficou um pouco mais mole do que devia, mas nada que tenha estragado meu dia , não. Tem pessoas que gostam das sementes de abóbora assadas e salgadas, se for esse seu caso, lave as sementes e depois as asse.

Passo 5: Agora é hora de preparar o pudim de leite condensado tradicional. Coloque no liquidificador uma lata de leite condensado.
Passo 6: Coloque as 5 gemas numa peneira, fure-as e deixe escorrer para dentro do copo do liquidificador. Não passe a colher senão as películas da gema cairão e deixarão o pudim com cheiro de ovo.

Passo 7: Adicione as claras.
Passo 8: Por último adicione o leite e algumas gotas de essência de baunilha.
Passo 9: Bata tudo no liquidificador por um minuto.
Passo 10: Coloque a mistura dentro da abóbora. Se sobrar um pouco da mistura, leve-a ao forno também em separado, dentro de uma vasilha de vidro coberta com papel alumínio.
Passo 11: Encha bem lembrando de deixar espaço para a "tampa". Não se preocupe se escorrer um pouco para fora.

Passo 12: Enrole em duas camadas de papel alumínio.
Passo 13: Leve ao forno alto por 1 hora.
Passo 14: Depois de uma hora assando, retire do forno, abra um pouco as camadas de papel alumínio e retire a tampa da abóbora. O líquido terá baixado um pouco. Sem a tampa, volte o papel alumínio cobrindo a abóbora e leve ao forno novamente por mais 20 minutos.
Passo 15: Abra o forno, retire a abóbora e espete o pudim, se ele já estiver bom, a faca sairá limpa. Se ainda não estiver bom, retorne ao forno novamente até chegar o ponto.
Passo 16: Retire do forno, recoloque a "tampa", espere esfriar e leve para a geladeira, deixando de um dia para o outro.
Passo 17: Faça a calda. Numa panela coloque os ingredientes, leve ao fogo e retire quando estiver no ponto de calda mole. Lembre-se, depois de esfriar ela vai engrossar mais e ficará mais viscosa.
No outro dia, quando o doce estiver bem frio, retire-o da geladeira, corte em fatias. Elas ficam com a parte da abóbora para fora e o doce por dentro. Acrescente a calda por cima (gelada também) e aprecie. Uma delícia. A combinação de pudim de leite condensado com abóbora é PERFEITA.



VEJAM O VÍDEO:


0 comentários