Tenho apenas uma pergunta:
Se ela é viciada por que eu não seria?
Essas barrinhas são maravilhosas, práticas e dá para criar várias versões a partir dela. Lembre-se, contudo, de guardar em um vidro bem fechado. Prepare-as com calma, quem sabe escutando algo que goste (não sei como alguém pode cozinhar sem música. Para mim, é a diferença entre o lazer e o trabalho). A Nigella também diz que é bom preparar no domingo e guardar para ir comendo durante a semana. A ideia é ótima, mas, como vou mais pelo meu estômago, faço quando ele pede.
O último ponto que queria comentar diz respeito à paranóia dos dietéticos. Sim, a barrinha é feita com leite condensado, mas rende um tabuleiro e, de todas as receitas que pesquisei (foram muitas), é a mais leve, mesmo vindo da Nigella! A do Bill Granger leva manteiga de amendoim e óleo, tem outras que levam manteiga e açucar mascavo. Fala sério, o valor nutritivo compensa em mil essa latinha de leite condensado. Por favor, não deixem de provar. Vale a pena!
Ingredientes:
1 colher de sopa de óleo vegetal
250g de aveia em flocos (tem que ser em flocos)
75g de coco ralado (se usar o fresco fica um luxo)
100g de uva-passa (seja criativo! você pode trocar por banana-passa; cramberry-passa; goibada; damasco, etc.)
125g de sementes variadas (faça a festa no Mundo Verde ou na Casas Pedro: use linhaça dourada, linhaça normal; gergelim; semente de girassol, semente de abóbora)
125g de qualquer amendoim sem sal (também uso nozes, castanha-do-pará, pistache, amêndoa)
1 colher de chá de extrato ou pasta de baunilha * (essa vai por minha conta, porque não está na receita original)
1 lata de leite condensado (pode ser light)
Modo de Preparar:
1) Pré-aqueça o forno a 130C (ou o mais baixo possível. Aqui em casa o forno começa em 180, então é assim que eu uso).
2) Unte uma assadeira de 23cmx33cm com óleo vegetal (a minha é maior, mas como a massa é densa, ela não espalha, por isso deixo um canto vazio).
3) Junte todos os ingredientes secos em alguma tigela grande. Nesse momento uma balança agiliza muito o trabalho (A Nigella diz para aquecer o leite condensado em uma panela antes, mas deixo isso para o final, porque tendo a me esquecer que tem algo no fogo enquanto faço outra coisa).
4) Aqueça o leite condensado em uma panela por uns 3 minutos mexendo com uma colher de pau ou espátula. Coloque a baunilha, mexa um pouco mais e desligue o fogo.
5) Derrame o leite condensado na mistura de grãos e vá mexendo (Essa mistura fica bem densa e parece que não vai ter leite condensado suficiente, mas tem).
6) Coloque na forma untada e leva ao forno por uma hora (se o seu forno não tiver 130C como o meu, dê uma checada antes de completar uma hora, vire a forma de direção. Ele deve ficar pronto em menos tempo; 50 min, diria).
Delícia! Pura vida!
Postar um comentário