Hoje à tarde vi que tinha umas bananas aqui em casa que já iam passar do ponto de comer, então perguntei para a Tânia o que faríamos com elas. Que tal um bolo? Dito e feito, procurei na internet uma receita, e dei as minhas adaptadas. A original foi essa aqui do blog chocorango. O resultado é muito bom, e olha que não sou fã de nenhum doce feito com bananas, prefiro a fruta "in natura". O bolo tem uma massa pesada e uma cara de que não vai dar certo, mas quando sai do forno, levinho, fofinho, é muito apetitoso, vale muito a pena fazer. Fica aqui uma dica para o final de semana.
Ingredientes:
- 400 g de farinha de trigo
- 400 g de açúcar
- 4 ovos
- 320 g de chocolate em lascas
- 100 mL de leite
- 4 bananas nanicas maduras
- 100 g de manteiga sem sal
- 2 colheres de sobremesa de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de canela em pó
Modo de Preparo:
Passo 1: Numa batedeira coloque os ovos inteiros e o açúcar. Bata em velocidade média por 8 a 10 minutos até ficar bem fofo.
Passo 2: Desligue a batedeira, adicione a farinha, a manteiga sem sal (em temperatura ambiente) e o leite. Ligue no mínimo e deixe misturar bastante (não tenho foto desse passo). Fica uma massa pesada mesmo, difícil de bater.
Passo 3: Desligue a batedeira, adicione a canela, o sal, o fermento.
Passo 4: Continue batendo a massa, no mínimo, por uns 3 minutos.
Passo 5: Enquanto a massa bate, amasse as bananas (não é preciso fazer um purê). A banana tem que ficar com pedaços aparentes.
Passo 6: Adicione as bananas amassadas à massa. Bata ligeiramente até misturar. Não bata demais para não destruir os pedaços de banana.
Passo 7: Tire da batedeira, termine de misturar na mão.
Passo 9: Despeje a massa numa forma de 30 cms de diâmetro, untada com bastante manteiga e farinha (somente no fundo). Leve para assar em forno médio (180 graus) até que ao espetar a massa com uma faca esta saia limpa.
Comer esse bolo quente é uma delícia, acompanhado de chá ou café.
E aqui as embalagens para distribuir o bolo lá no trabalho. Fiz para aproveitar as bananas que estavam no ponto.
Postar um comentário