Bolo Prestígio pra mim tem sabor de infância!
Me lembro que geralmente aos sábados à tarde minha mãe sempre fazia um bolo. Ou era o bombocado (bolo branco com cobertura de coco), ou a torta de banana (para o meu pai), ou o de fubá, ou o de chocolate (às vezes de caixinha, e mesmo assim a gente amava!) ou o prestígio, o meu favorito! Eu achava super legal, minha mãe fazer bolo com recheio e pensava "que chique, minha mãe faz bolo com recheio e cobertura! Uau!"...rsrs. Eu achava o máximo! E foi em uma tarde dessas, em meio a muita conversa, que ela me ensinou o ponto da clara em neve e eu, prestava atenção direitinho, pois saberia que um dia chegaria a minha vez de fazer um bolo assim, com recheio e cobertura! E esse dia chegou, e também passou e muitos outros vieram. Mas toda vez que faço essa receita, parece que visualizo a cena de nós duas juntas na cozinha da casa da General Glicério, conversando e cozinhando.
Minha mãe, modesta que é, diz que não se considera cozinheira, pois prefere uma limpeza do que um fogão. Discordo. Quando ela se propõe a fazer alguma coisa, faz muito bem feito! Os assados de Natal que o digam, a famosa farofa, o camarão com catupiry etc etc etc...
E acho que esse perfeccionismo, eu acabei puxando dela, somos as duas muito críticas e exigentes. (eu, ainda por cima, sou virginiana... ai como sofro! rsrs)
E para compensar esse sofrimento todo (ô drama!), só mesmo uma fatia de um belo bolo de chocolate.
Aceita minha sugestão?
Bolo Prestígio Fofinho
04 ovos
02 xíc. (chá) de açúcar*
01 colh. (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
02 xíc. (chá) de farinha de trigo*
04 colh. (sopa) de chocolate em pó de boa qualidade
01 xíc. (chá) de leite morno
01 pitada de sal
01 colh. (sopa) de fermento
*peneirados
Preparo
Pré-aqueça o forno. (180°C)
Em uma tigela pequena, bata as claras em neve e reserve. Em uma outra tigela grande, bata as gemas, o açúcar e a manteiga até incorporar bem. Adicione o trigo, o sal e o chocolate alternando sempre com o leite e misturando bem a cada adição. Por último e sem bater, acrescente as claras em neve e por cima delas peneire o fermento. Com o auxílio de um garfo, incorpore as claras e o fermento à massa delicadamente. Quando a massa estiver homogênea, passe-a para uma forma untada e polvilhada com trigo (pode ser açúcar ou chocolate em pó, se preferir).
Leve ao forno por +/- 40 minutos e faça o teste do palito. (após os 40 minutos, faça o teste do palito: espete um palito no bolo e se sair limpo o bolo já está assado.)
Recheio
1/2 lata de leite condensado
100g de coco ralado
Leve ao fogo baixo até começar engrossar. Desligue o fogo em seguida e reserve.
01 barra de chocolate meio amargo picada
01 caixinha de creme de leite
02 colh (sopa) de glucose de milho
Derreta o chocolate no microondas: coloque 30 segundos em potência alta, retire do forno e mexa. Repita esse processo até que o chocolate esteja totalmente derretido. Em seguida, adicione o creme de leite e com a ajuda de uma espátula misture até incorporar totalmente. Adicione a glucose de milho e misture bem.
Montagem
Para molhar o bolo e deixá-lo úmido, prepare uma solução com 01 colh. (sopa) de uísque ou rum e dilua em 1/2 xíc. (chá) de água. Corte o bolo ao meio, e regue as duas metades. Espalhe o recheio de coco sobre uma das metades e cubra-a com a outra metade do bolo. Espalhe a cobertura e decore com confeitos de sua preferência ou raspas de chocolate. Se quiser, coloque morangos para dar mais um charme na decoração. Leve para gelar por +/- 01 hora.
Um excelente dia a todos!
Cintya Maria
Postar um comentário