Hoje deixo-vos uma sugestão para o fim-de-semana, dizem que vai chover e para mim quando chove não há coisa melhor no mundo do que ficar em casa com cheirinho de pão acabado de fazer, não se esqueçam segunda-feira temos os Convites para jantar aqui todos no blog, até segunda!

Ingredientes:
75g de manteiga
4 bananas maduras (usei 2 grandes)
200g de açúcar amarelo
1 ovo batido
1 colher de sopa de extracto de baunilha
1 colher de chá de bicarbonato de soda
1 pitada de sal
170g de farinha (espelta ou outra) (usei de trigo integral)
1 colher de sopa de sementes de sésamo tostadas

Aqueça previamente o forno a 180º. Unte uma forma para pão com manteiga.

Deite as bananas esmagadas numa tigela grande. Misture a manteiga, o açúcar, o ovo e o extracto de baunilha. Junte o bicarbonato de soda e o sal, as sementes de sésamo previamente tostadas numa frigideira anti-aderente e misture a farinha em último lugar.

Deite o preparado na forma, leve ao forno durante 1 hora. Retire e arrefeça numa rede para bolos, depois sirva em fatias com um pouco de manteiga. Eu fiz uma manteiga caseira com sal e sementes de sésamo, deixo aqui tb a receita.

Manteiga:
400 ml de natas frescas (35% de gordura)
1 colher de chá de sal grosso
1 colher de chá de sementes de sesamo

Colocar na batedeira ou robot de cozinha as natas frescas e bater na potencia máxima durante 2 minutos, no final do tempo, a gordura deverá estar separada do soro. Se assim não acontecer programe mais uns segundos na mesma velocidade.

Quando o soro estiver separado deite a manteiga num passador e lave com cuidado por debaixo de um fio de água corrente, até a água do soro sair limpa. Depois de lavado deixar escorrer a água e embrulhe a manteiga em papel de cozinha até este absorver a água toda. Coloque a manteiga numa tigela e tempere com sal, eu usei sal grosso e sementes de sésamo tostadas tudo "batido num almofariz" ligeiramente. Colocar no frigorifico e usar.

Receita do bolo retirada deste bonito livro da Miss Dahl e a receita base da manteiga foi do livro base da Bimby.

0 comentários