Dizem que comer peixe grelhado é melhor no verão, se calhar é mesmo mas aqui na Marmita por vezes as estações andam todas trocadas. Adoro beber iogurtes/sumos com fruta que só há no verão e para que isso aconteça tenho o congelador cheio de saquinhos de fruta para conseguir usufruir o máximo de vezes ao longo do ano. Infelizmente há fruta que nunca me atrevi a congelar com medo de perder o sabor, alguma vez congelaram meloa, melão ou abacaxi?

De volta ao peixe, adoro peixe-espada é sem dúvida o meu peixe preferido. Comprei um inteiro preto e decidi fazer umas postas frescas num domingo de Inverno para partilhar.



Ingredientes: (2 pessoas)
4 postas de peixe-espada preto fresco
1 cebola
1 dente de alho
150gr de couve cortada tipo caldo verde
azeite q.b.
sal, pimenta e mostarda moída q.b.
vinagre de vinho tinto q.b.
1 lata de feijão manteiga

Ingredientes molho
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
raspas de 1 lima (e o sumo se quiser, eu não usei)
4 alcaparras
2 colheres de sobremesa de mostarda L'anciene
tomilho fresco

Ligar o grelhador, deixar aquecer bem a grelha antes de colocar o peixe e uma dica de um Sr. de um restaurante para o peixe não agarrar pincelar o peixe e a grelha com uma mistura de óleo e água, acreditem que resulta.

Numa wok colocar um fio de azeite, a cebola, o alho e saltear tudo uns minutos. De seguida colocar a couve saltear novamente uns minutos e acrescentar água fervida (cobrir apenas a couve), deixar cozer a couve em lume brando. A água vai evaporando um pouco ao longo da cozedura ter cuidado para não deixar pegar ao fundo. Assim que tiver cozida, adicionar os feijões e deixar 2 minutos. Retirar a restante água com ajuda de um coador e voltar a colocar na wok já com o fogão desligado e temperar com mais um fio de azeite, o sal, a pimenta e a mostarda e por fim umas gotas de vinagre de vinho tinto para quem gosta.



Para o molho do peixe usei manteiga sem sal, derretida uns segundo no microondas numa potência média, adicionei as raspas da lima, a mostarda e o tomilho. Mexer tudo muito bem com a vara de arames e verter por cima do peixe ainda bem quente, se puderem tentem não tirar fotografias como eu pois acaba sempre por arrefecer um pouco e escusam de ouvir coisas do género:
Nesta casa não se come nada quente! (acho que não vale a pensa dizer quem disse tal coisa, certo?:)

0 comentários