Neste post vou falar de várias coisas que ADORO, uma delas é de comida Marroquina que está no meu top 5 das melhores comidas do mundo e foi então com ajuda do meu caro "amigo" Jamie Oliver neste fantástico livro que nos faz viajar por países fantásticos um deles Marrocos que fiz este couscous doce, o nome pode parecer estranho mas é muito bom. Alterei algumas coisas na receita nomeadamente as quantidades, fiz apenas para duas pessoas e as cerejas que no original eram damascos, mas como tinha um saco de cerejas cá em casa nem pensei duas vezes.
Por falar em Jamie Oliver, outras das pessoas que adoro mas disso todos vocês sabem e por acaso já sabem que ele manda fabricar as tábuas que usa numa fábrica Portuguesa? Ah pois é...
E foi então que a vossa amiga Marmita pesquisou, pesquisou e com ajuda da Naida e da Inês lá conseguiu descobrir a famosa fábrica onde as tábuas são construídas a Gradirripas em Pernes, aqui tão pertinho :). Acho que as imagens valem por si, podem não ter o nome do Jamie estampado, ou até ter algumas pequeninas diferenças mas são nossas, originais do nosso país e isso para mim é um orgulho.
Vamos embora a comprar o que é nosso, são lindas não são?
Por fim chegou a altura de falar da minha convidada especial a mais importante de todas do Convite para Jantar da Ana. Uma pessoa que eu adoro, a pessoa que me fez como eu sou, a que adora a minha comida mas que sabe que eu adoro mais a dela, a minha conselheira e eu a conselheira dela, a que me deixa com o coração apertado quando está adoentada ou mais longe de mim, a que decidiu mesmo com 42 anos à 32 anos atrás ir em frente com uma gravidez fora do tempo.
A minha mãe!
Palavras são muitas, histórias outras mais... Ao longo destes anos que tenho o blog muitos foram os poemas que coloquei sobre o amor no entanto, contínuo achar que o amor não se descreve sente-se por isso nada mais tenho apontar.
Ingredientes: (2 pessoas)
100 grs de damascos (usei cerejas)
1 laranja
100 grs de coucous (usei de grão fino)
250 ml de leite (usei água)
3 colheres de sobremesa de mel
2 mãos cheias de pistácios sem sal
canela para polvilhar (não usei)
Começar por tirar os talos das cerejas e de seguida o caroço, levar as cerejas com 1/2 sumo de uma laranja a ferver sem deixar pegar e retirar do lume depois de fervido.
Colocar uma panela em lume médio com o couscous e com o leite, eu usei água porque neste desafio não era permitido usar leite, mas aconselho a usarem leite porque fica muito mais cremoso. Depois da água colocar uma colher de sobremesa de mel e deixar ferver, assim que começar a ferver retirar imediatamente do lume e mexer com um garfo, caso seja necessário colocar mais leite coloque para que não fique empapado e tenha atenção em não cozer demasiado o couscous.
Numa frigideira anti-aderente colocar os pistácios a saltear até libertarem um aroma fantástico, desligar do lume antes de eles começarem a torrar e colocar o mel, ir mexendo para que fiquem bem caramelizados.
Numa liquidificadora colocar as cerejas com o restante sumo da laranja e picar tudo para que fique um liquido bem cremoso.
Pode servir primeiro o coucous, de seguida o doce de cereja, os pistácios e por fim uma cereja e um pouco mais de mel.
E foi com esta receita que participei na 13ª edição do Convite para Jantar desta vez com o blog Pão de Cereais a convidar.
Postar um comentário