Faltava uma receita. Lembrava-me vagamente de ter visto uma receita de tarte de figo no livro da Popina. Fui procurar e rapidamente descobri. Levei o Zé Maria adormecido para a cozinha comigo, e meti mãos à obra.
No fim de semana a casa esteve cheia e as tarteletes voaram depressa. Estavam deliciosas!
Ingredientes para 6 tarteletes ou uma tarte grande:
(adaptado de “Popina – Iguarias Saudáveis”, de Isidora Popovic, página 46)
Para a massa:
250g de farinha sem fermento
125g de manteiga sem sal
85g de açúcar amarelo
1 ovo
Recheio:
50g de manteiga
50g de açúcar amarelo
1 ovo
50g de amêndoas
50g de farinha
6 figos frescos
Preparação:
Para a massa coloque a farinha, a manteiga e o açúcar amarelo no robot de cozinha e triture até obter uma espécie de migalhas. Junte depois o ovo e continue a triturar até obter uma massa em forma de bola. Coloque depois a massa numa superfície enfarinhada e com o rolo da massa estique a massa forrando depois 6 forminhas de tarteletes ou uma forma de tarte grande.
Coloque as formas forradas de massa no frigorífico e prepare o recheio.
No robot de cozinha coloque agora a manteiga, o açúcar, o ovo, as amêndoas e a farinha e triture bem os ingredientes até obter um creme macio.
Divida depois o creme pelas 6 tarteletes e espalhe uniformemente. Corte depois os figos ao meio e coloque 2 metades sobre o creme de amêndoa em cada tartelete.
Leve depois as tarteletes ao forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 30 minutos ou até os figos caramelizarem um pouco e o creme de amêndoa estar dourado.
Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
Bom Apetite!
Postar um comentário