Um jantar de amigos. 3 receitas. Uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Esta é a formula que se usa sempre cá em casa.
O difícil é, por vezes, decidir o que fazer, até porque não são poucas as ocasiões em que os amigos esperam algo de novo e diferente.
Desta vez os amigos Tiago e Cristina foram brindados com uma ementa inspirada. E para começar tivemos uns charutinhos de queijo de cabra com compota de frutos vermelhos que e sei ser do agrado de todos.
Quando se gosta muito de queijo como nós 4 gostamos, este género de entradas não tem nada que enganar. E além disso podem ser preparadas com antecedência e colocada no forno uns minutos antes de irmos para a mesa. Ideal para as festividades que se aproximam.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 queijo de cabra em rolo (chévre)
2 folhas grandes de massa filo
Manteiga derretida q.b.para pincelar
1 limão
1 pernada de tomilho
150g de frutos vermelhos congelados
50g de açúcar
50ml de vinho do porto

Preparação:

Comece por preparar a compota de frutos vermelhos. Num tacho coloque o açúcar, o vinho do porto e os frutos vermelhos congelados. Mexa bem e leve ao lume. Assim que levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar 15 minutos até ficar com uma consistência xaroposa. Retire e deixe arrefecer completamente.
Para os charutos, triture o queijo de cabra no robot de cozinha até obter uma pasta homogénea. Misture-lhe depois a raspa de um limão e as folhinhas de tomilho envolvendo bem. Divida o preparado em 4.
Corte cada uma das folhas de massa filo ao meio e pincele-as com manteiga. Coloque o preparado de queijo numa ponta da folha de filo, dobre as extremidades para dentro, e depois enrole até ao fim da massa, pincelando com um pouco mais de manteiga para unir.
Repita até formar os 4 charutos.
Coloque-os depois num tabuleiro e leve-os ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 10 minutos até o queijo estar derretido e a massa dourada e crocante.
Sirva os charutos ainda mornos com o molho de frutos vermelhos e uma salada verde.

Bom Apetite!

0 comentários