Vamos viajar até ao Japão sem sair de casa? Então continuem a ler este post que vão gostar.


A convite do arroz Oriente cá estou a preparar mais uma receita, desta vez o pais escolhido foi o Japão com o seu arroz para sushi e do que é que eu me lembrei, de um sushi "meio" Português! Soube que existe um restaurante em Lisboa que já faz esta fusão de sabores, infelizmente ainda não fui lá jantar mas depois de provar este arroz fiquei ainda com mais vontade de lá ir e de provar mais destas combinações de sushi com toque Português.

Ingredientes: (4 pessoas)
1 chav. de arroz do mundo oriente sushi
2 chav. de água a ferver
1 colher de sopa de sementes se sésamo pretas
1 colher de sopa de sementes de sésamo brancas tostadas
1 tomate
1 fio de azeite
1 fio de vinagre balsâmico
1/2 farinheira
sal, pimenta q.b.

Começar por lavar o arroz, vi nas instruções da embalagem do arroz como fazer e lavei com água corrente, e de seguida deixei 40 min a escorrer num coador.



Depois de escorrido colocar numa panela e adicionar água a ferver, deixar evaporar um pouco colocar a tampa e cozer o arroz em lume brando durante uns 5 minutos (cuidado em não deixar pegar ao fundo do tacho) e deixar arrefecer por completo.



Enquanto o arroz arrefece trata-se da farinheira, numa frigideira anti aderente colocar a farinheira com uns furinhos para não rebentar e deixar "grelhar" bem dos dois lados (não é necessário adicionar qualquer gordura ela vai deitar alguma de certeza a minha era caseira e deitou bastante), desligar e deixar arrefecer.



Podem começar o processo de "montagem" do sushi, vi neste site como fazer e confesso que é mais fácil do que pensava. Coloquei numa tigela a película aderente como no video, num prato raso as sementes de sésamo já misturadas e comecei por colocar um pouco de arroz na tigela, de seguida a farinheira e por fim mais um pouco de arroz. Depois basta fechar a película com o arroz como se fosse um rebuçado (não esquecer e tirar o ar), desenrolar a película com cuidado, passar pelas sementes. Repetir o processo até acabar o arroz e a farinheira, não disse que era fácil?



Para o molho, basta ralar o tomate (usei mesmo um ralador de queijo manual), cuidado e não ralar a casca do tomate e nem os dedos. Para finalizar adicionar um fio de azeite, temperar com sal e pimenta de moer, colocar um fio de vinagre balsâmico em creme por cima e servir acompanhar as bolinhas de sushi.

0 comentários