No fundo da alma de cada ser existe um poço de preconceitos. Alguns se acham no direito divulgá-los, e até fomentá-los; outros tentam fingir que eles ali não estão, e outros tentam lidar diariamente com essa nossa limitação sem passar por cima dos direitos alheio.



Eu, que sempre me orgulhei do meu feminismo herdado e da minha veia ecumênica, descobri-me uma grande preconceituosa gastronômica. 

Uma infelicidade. Confesso: é muito difícil para mim não achar o chocólatra um ser banal (com tanta sobremesa boa, por que se limitar a apenas uma?); o adepto de pimentas, um exibicionista e o vegetariano, um chato. Mas, prometo, estou trabalhando isso. O problema afinal não é dos chocólatras, nem dos chilli freaks, muito menos dos vegetarianos. É meu. 

Deste modo, para começar a quebrar as barreiras dos meus preconceitos, resolvi mergulhar no fonte de amor destas pessoas. 

Para os chocólatras separei essa receita que me fez repensar fortemente a própria banalidade dos meus preconceitos. Como não ficar vidrada, pirada, maluca por um simples e perfeito bolo de chocolate? Só a Nigellissima para abrir os meus caminhos!

Bolo de Chocolate com Azeite



Ingredientes

- 150 ml de azeite (preferi a versão com óleo de girassol);
- 50g de cacau em pó de boa qualidade (veja o usado nessa receita);
- 125 ml de água fervente;
- 2 colheres de chá de baunilha (aqui vai minha recomendação);
- 150g de farinha de amêndoas ou 125g de farinha de trigo comum (tipo 1);
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
- 1 pitadinha de sal;
- 200g de açúcar (também fiz com glaçúcar - o açúcar de confeiteiro e ficou ótimo!);
- 3 ovos (tire os da geladeira antes. Dê preferência aos orgânicos, pois isso faz diferença).

- Forma redonda de fundo removível com 23 cm de diâmetro e papel para assar.

 Preparo

- Ligue o forno em 170C;
- Coloque a água para ferver;
- Pese todos os ingredientes;
- Penere a farinha, o bicarbonato e o sal (pode ser tudo na mesma vasilha);
- Penere o açúcar sparado, no bowl da batedeira de preferência;
- Coloque o papel para assar no fundo da forma e a unte com azeite;
- Misture o chocolate com a água fervente até incorporar;
- Junte a baunilha e misture mais um pouco e reserve;
- Pegue o bowl com o açúcar, coloque na batedeira, ligue-a e vá adicione os ovos (quebre-os em outro recipiente para não correr o risco de estragar a receita) aos poucos. 
- Deixe bater (velocidade média) 3 minutos (a massa vai virar um creme lindo e pálido);
- Diminua a velocidade e vá jogando a mistura de chocolate;
- Agora é a vez da farinha. Vá incorporando em colheradas. Seja paciente e vá bem devagar;
- Coloque na forma a mistura;
- Asse por 45 minutos (vária de fogão para fogão. O segredo é deixar o centro ainda um pouco molhado;
- Depois de assado deixe resfriar na própria fôrma por uns 10 minutos e depois retire para esfriar completamente.



Nota1: ainda não testei a receita com farinha de amêndoa, por causa do alto custo dela. A última vez paguei quase 50 reais por um kilo?! Isso sem contar que é praticamente impossível encontrá-la aqui no Rio. Se alguém tiver dica, aceito. De qualquer modo, ela fica ótima com farinha normal.

Nota2: preferi a receita com óleo de girassol no lugar do azeite. Talvez, com a farinha de amêndoa fique melhor com azeite, mas a preferência pela versão com farinha de trigo e óleo de girassol foi unânime aqui em casa. 

Nota 3: você pode guardá-lo depois de pronto por 3 dias na geladeira em um recipiente bem lacrado ou congelá-lo por até 3 meses. Neste caso, envolva o bolo em papel filme (duas camadas) e depois em papel alumínio. Para descongelar, desembrulhe e deixe fora da geladeira por umas 3 horas. É a dica da Nigella. 


0 comentários