Apesar de um não comer sobremesas, doces e gelados, não quer dizer que os outros não comam. Em mais um jantar cá em casa, com uma salada fresca para entrada e uma cataplana como prato principal, a sobremesa foi uma pavlova. Desta vez de chocolate e coberta com natas e muitos e variados frutos vermelhos. Uma sobremesa ideal para um almoço de amigos!

Ingredientes:

350g de frutos vermelhos variados (morangos, cerejas, amoras, framboesas, groselhas) – podem usar dos congelados se previamente os descongelarem sobre papel de cozinha.
200ml de natas
6 claras
320g de açúcar + mais duas colheres de sopa para as natas
3 colheres de chá de amido de milho (Maisena)
3 colheres de sopa de chocolate em pó (também podem usar cacau)
3colheres de chá de vinagre de vinho branco

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para 150ºC.
Bata as claras em castelo, mas não as deixe ficar demasiado duras. Acrescente depois o açúcar, aos poucos e poucos, batendo com a batedeira elétrica entre cada adição de açúcar. As claras devem ficar completamente duras e muito brilhantes (Se não atingiu este ponto, nem vale a pena colocar a mistura no forno...)
Junte agora o amido de milho peneirado, o chocolate ou cacau em pó e também peneirado e o vinagre e mexa bem com uma vara de arames para envolver muito bem.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e desenhe um círculo com 20cm de diâmetro. Coloque as claras dentro desse círculo e com a ajuda de uma espátula molde as claras de modo a ficarem dentro do círculo e direitinhas, como se de um bolo se tratasse.
Coloque a pavlova no forno e reduza-o para 120ºC. Deixe cozinhar a pavlova durante 1h20 e evite abrir muitas vezes a porta do forno. Ao fim desse tempo desligue o forno e deixe-a arrefecer completamente lá dentro antes de a retirar.
Bata as natas com o restante açúcar até ficarem bem firmes e coloque no centro da pavlova arrefecida. Decore depois com os frutos vermelhos a gosto.

Bom Apetite!

0 comentários