Não devo ser só eu que chego a esta altura do ano e tenho sempre várias curgetes em casa. Acontece o mesmo com a maioria das pessoas que tem familiares e amigos com “produção” de frutas e legumes. E quem diz curgete diz pimentos, ou tomate ou qualquer outro legume que temos em maior quantidade e já não sabemos bem o que lhe fazer.
Este ano, com as curgetes já se fez um caril muito saboroso, já se grelharam e usaram em saladas, já se fez bolonhesa fingida e também já se usaram em sopas, cuscus, e estufados.
Mas quando, no mercadinho biológico, entre as bancas de aromáticas, frutas e legumes, vamos dando dois dedos de conversa, falando sobre o que fazer com os legumes da época, eis que a simpática vendedora, enquanto me pesa a rúcula e ma vai compondo os molhos de coentros e de manjericão, me ensina esta simples, mas muito saborosa receita.
Ideal para usar de forma diferente as curgetes que os avós continuam a trazer.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena de arroz carolino
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
2 chávenas de água a ferver
Sal q.b.
1 curgete pequena

Preparação:

Leve um tacho ao lume com o azeite e o dente de alho picado. Junte depois o arroz e envolva bem no azeite quente até que este fique translúcido.
Acrescente depois a água a ferver, tempere com um pouco de sal. Tape o tacho e reduza o lume para o mínimo, deixando cozinhar até que toda a água tenha evaporado, cerca de 15 minutos.
Entretanto lave bem a curgete e sem lhe retirar a casca rale-a no ralador. Esprema bem, para retirar o excesso de água e junte a curgete ao arroz. Mexa bem, tape novamente o tacho, e deixe que o calor do arroz cozinhe a curgete, cerca de 1 ou 2 minutos.
Sirva como acompanhamento de carnes grelhadas ou assadas.

Bom Apetite!

0 comentários