Mas como estou desejosa do outono preparei uma receita que tem um pouco de verão com um pouco de outono. Do verão a caldeirada com o tomate amadurecido pelo sol e pelo calor. E do outono o puré, numa versão com batata-doce. Pode parecer estranho, mas combina divinalmente. E estava mesmo muito, muito bom.
Ingredientes para 2 pessoas:
2 postas de bacalhau
1 tomate maduro
½ pimento verde
1 cebola
1 folha de louro
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Vinho branco q.b.
Pimenta q.b.
Colorau q.b.
Coentros frescos
2 batatas doces médias
Sal q.b.
50ml de leite (ou um pouco mais)
150g de espinafres frescos
Preparação:
Descasque as batatas-doces, corte-as em cubos e leve-as a cozer em água temperada de sal.
Entretanto prepare a caldeirada de bacalhau. Corte a cebola em rodelas não muito finas, e o tomate e pimentos em cubos. Pique os dente de alho.
Num tacho coloque camadas de cebola, tomate, pimento, alho e bacalhau. Tempere com o louro, o azeite, a pimenta, o vinho branco, o colorau e os coentros frescos e tape o tacho. Leve depois a lume brando, deixando cozinhar tudo lentamente. Se necessário retifique de sal.
Assim que as batatas-doces estiveram cozidas escorra-as bem e coloque-as novamente na panela. Com um garfo, um esmagador próprio manual ou com o passe-vite, reduza-as a puré. Mexa bem depois com a colher de pau, tempere com sal, se necessário, um pouco de pimenta e um fio de azeite. Acrescente o leite e leve novamente ao lume para engrossar. Reserve.
Para preparar os espinafres leve uma frigideira ao lume juntamente com um fio de azeite e deixe aquecer. Junte depois os espinafres e tempere-os de sal. Deixe cozinhar dois ou três minutos até que murchem. Retire do lume e reserve.
Sirva os espinafres salteado sobre o puré de batata, e sobre estes o bacalhau, regando com o molho e legumes da caldeirada.
Sirva de imediato.
Bom Apetite!
Postar um comentário