Acho que já não é novidade para ninguém que eu ADORO especiarias! Sem elas e as ervas aromáticas a minha cozinha não existiria, não fazia sentido e nem saberia como cozinhar com sabor. Sou uma viciada no que toca a compra das especiarias, estão a ver aquelas senhoras que compram mais de 40 pares de sapatos e ainda não estão satisfeitas? Eu sou assim, mas com especiarias! Muitas das pessoas que vêm cá a casa perguntam se as uso todas... Uso e quando não uso consola-me o coração em saber que ali estão :) Tal como a moda cá em casa também se seguem tendências, o gengibre em tempos era o rei, a mostarda em grão tb já teve a sua época e agora o cravinho já está quase no fim da sua temporada :)


Já não sou assim no que toca às misturas, porque no meio de tantas especiarias que existem por este mundo até agora já encontrei algumas das quais nem consigo suportar o cheiro. O caril por exemplo gosto de ser eu a fazer a minha mistura como viram neste post, a garam masala nem a consigo cheirar e a mais recente compra foi a Ral el hanout. 



Ras el hanout é uma mistura de especiarias típica da culinária de Marrocos, mas também usada em todo o Magreb. O seu nome significa "o máximo da minha cozinha", é usado para temperar tagines, couscous, arroz e para marinar carne ou peixe. Percebi que cada vendedor de especiarias tem a sua versão de Ras el hanout,  há misturas que levam cerca de 30 especiarias diferentes, com raízes e ervas invulgares por isso pensei, e porque não fazer uma versão só minha, ora aqui vai... ok, sou sincera, tive uma pequena ajuda deste livro com imagens e receitas de cortar a respiração.


Ingredientes: (50 grs)
1 colher de chá de sementes de coentros
6 grãos de cardomomo (só as sementes do interior)
1/2 colher de chá de pimenta rosa
1 colher de chá mostarda em grão preta
1/2 colher de chá de sementes de funcho
2 colheres de chá de paprika doce
1 colher de chá de curcuma
1/2 colher de chá de sal grosso
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de açúcar mascavado
1/2 colher de chá de gengibre


Tostar ligeiramente em lume brando as sementes de coentros, a pimenta, a mostarda e o funcho para libertarem um pouco do seu óleo, de seguida colocar num almofariz, juntar as sementes do interior dos grãos de cardomomo e moer tudo muito bem. Depois de moído passar por um passador bem fino para separar as pequenas cascas por moer e juntar ás restantes especiarias em pó. Moer tudo novamente até que os aromas se fundam entre si e reservar num frasco de vidro bem fechado para que o aroma permaneça o máximo de tempo possível, a minha cheira tão bem ainda :)


Escusado será dizer que em breve vão ter uma receita com esta especiaria.





0 comentários