Receita adaptada livro fantástico (que está no meu top 5 deste ano) do grande e talentoso fotografo David Loftus o lord, como o chama Jamie Oliver.
Ingredientes: (2 pessoas)
2 pernas de frango
2 peitos de frango
1 lata de azeitonas verdes em caroço
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá da mistura de especiarias ras el hanout
1 cebolinha
3 dentes de alho
1 colher de sopa de preserved lemons
mais 1 fio de azeite
sal q.b.
1 colher de sopa de creme de cassis
300 grs de couscous de cevada
Numa pequena caçarola leve 2 colheres de sopa de azeite ao lume e acrescente duas colheres de sobremesa da especiaria que eu publiquei há dias, caso não queiram fazer ou comprar podem colocar as especiarias que desejarem, ou tiverem em casa. O ideal é que sejam algumas e de sabores bem distintos para ficar uma marinada com sabores fortes.
Levar ao lume o ras el hanout sem parar de mexer e colocar no frango previamente enxugado. Arregace as mangas e com as mãos, envolva bem a carne. Antes de colocar a carne na caçarola eu dei umas leves golpadas com uma faca no frango para que as especiarias penetrassem melhor, e pode deixar o frango a marinar uma hora.
Quando forem horas de cozinhar o frango, deite mais um fio de azeite numa panela de fundo pesado.
Aqueça o azeite em lume branco e junte o frango. Deixe alourar, juntando uma pitada de sal. reduza o lume, junte o alho e a cebolinha, cubra a panela e deixe cozinhar lentamente por quinze minutos.
Destape a panela e vire as peças do frango. Junte o limão (caso não tenha o preservado pode usar do normal sem problema, use também a casca que fica melhor), junte as azeitonas e um pouco de creme de cassis ou vinho do porto, deixe evaporar e adicione um pouco de água caso sinta que está muito seco.
Deixe levantar fervura, reduza o lume e volte a cobrir a panela. Deixe fervilhar mais trinta minutos, até o frango estar tenro e bem cozido.
Adicione os coentros e sirva com couscous eu usei couscous grão fina e de cevada que comprei em Marrocos, cá infelizmente ainda não vi à venda mas tem um sabor idêntico e mas uma tonalidade mais escura.
Postar um comentário