Foi em outubro que comecei a pesquisar sobre cursos de culinária aqui em Paris. Já tem alguns anos que tenho me arriscado nesse território e achei que seria uma experiência interessante. Meu objetivo era encontrar cursos livres de Pâtisserie (doces).

A minha descoberta foi que existe uma infinidade de cursos na cidade, oferecidos por diversas instituições, por isso restringi minha pesquisa a três escolas que me pareceram as mais tradicionais e de excelência: Ferrandi; Lenôtre e Cordon Bleu (se é para fazer, vamos fazer direito, certo?).

Deixo aqui algumas informações básicas para ajudar quem está pensando em se arriscar nesse mundo delicioso e está cheio de dúvidas - como estive há alguns meses atrás.



Ferrandi – é um curso completamente voltado para formação de profissionais. Uma das escolas mais conceituadas na França, mas acredito ser um pouco pretensioso – para não dizer outra coisa - dizer que é o melhor do país - como alguns gostam de propagar. Contudo, se quiser uma formação profissional, essa é uma boa opção. Como o meu propósito era encontrar algo mais lúdico e de iniciação, descartei logo essa opção, mas encontrei uma opção de cursos customizados que talvez seja interessante para aqueles que estão viajando em grupo. Para saber mais, veja as informações no site deles (inglês).

Lenôtre – conhecida mundialmente por seus doces. A escola foi fundada pelo chef Gaston Lenôtre, um dos grandes inovadores na arte da pâtisserie do cenário gastronômico. A escola para formação de chefs fica há uma hora de Paris (um passeio interessante), em Parly II, mas existe um campo em Paris (chamado Pavillon Elysée) - me inscrevi em um curso para testar e contar aqui no blog.

O site é um pouco confuso (difícil visualização no laptop e no celular é impossível!). Outra dificuldade é que eles liberam o cronograma dos cursos a cada três meses, o que atrapalha muito a nossa programação de viagem - já que chegamos do outro lado do atlântico. Você pode se inscrever por telefone (atendimento em inglês e francês) ou pela internet, mas neste último caso é algo bem sofrível.



Mesmo com essas dificuldades, acredito que valha a pena passar por essas dificuldades iniciais. O curso tem uma variedade enorme de cursos para amadores, inclusive no que diz respeito ao tempo. Tem cursos de duas, quatro até sei horas, e as aulas podem ser em inglês ou francês.

Para acompanhar os cursos, basta entrar no ícone L’école amateur du Pavillon Elysée - se quiser fazer um curso no centro de Paris (meu objetivo). Eles tem mais duas escolas: uma em Paris Porte Vincennes (uns 30 minutos do centro) e na sede, Parly II.

Le Cordon Bleu – acho que esta é uma escola que dispensa apresentações, certo? Grandes nomes já passaram por ali, da Julia Child até a nossa querida chef, Flavia Quaresma. O Cordon Bleu é sinônimo de formação com excelência. Ali você encontrará cursos para restauração, enologia, além da clássica formação dos Grands Chefs.

Essa escola me pareceu, entre as três, a mais preparada para receber alunos estrangeiros. O site é o mais claro. Eles disponibilizam o cronograma do ano inteiro (que felicidade!) e tem um setor separado só receber as dúvidas e para orientar seus alunos estrangeiros (Bravo!). 
Além disso, fiquei fascinada com as propostas de cursos disponível nos Les Ateliers Découverte (ateliês de descobertas): tem passeios no mercados com os chefs; aulas de doces; cozinhando para amigos; uma aula só de molhos; outra em homenagem a Julia Child. Resumo: uma loucura! Todas aulas são proferidas por um chef da casa, em francês, junto com um estudante da escola que assume o papel de tradutor e dois assistentes iniciantes na escola para ajudar os alunos durante os cursos. Gostei muito dessa configuração, pois se percebe o quanto a prática e a teoria fazem parte da filosofia da escola.

Não existe pré-requisto algum e, mesmo que o seu nível de inglês ou francês seja péssimo, garanto que conseguirá acompanhar a aula. Digo isso porque, quando fiz a aula, tinham duas sul-coreanas que não falavam nada de inglês, muito menos de francês, e elas se saíram muito bem.

Para se inscrever, entre no site da escola, no ícone Gourmet& amp; Short Courses ou Les Ateliers Culinaires.

Preço
Esses cursos de livres, tanto na Lenôtre quanto no Le Cordon Bleu, não são baratinhos. Costumam variar entre 80 a 150 euros, mas valem o que cobram, pois o que você terá ali é uma experiência única, com toda a infra-estrutura e a excelência que estas escolas carregam com seus nomes.

0 comentários