No último domingo fui inventar de fazer um ravioli de abóbora com castanhas de caju. A idéia era ótima pois adoro qualquer coisa feita com abóbora e naquele dia estava com vontade de comer alguma massa. Então lá vai o mané pra cozinha. Organizei os ingredientes para a foto do blog e comecei a fazer a receita. Tudo deu muito certo até a hora de rechear os raviolis. Eu comprei uma forma múltipla de pastéis nessas lojas baratas de R$ 1,99 e achei que era a hora de experimentá-las. Fiz a massa, abri no cilindro e joguei por cima da fôrma de pastéis para fazer os raviolis, mas na pressa ou na falta de atenção, esqueci de jogar farinha na massa ou por cima da fôrma. Os raviolis ficaram muito bonitos, dentro da fôrma, mas na hora de desenformá-los o desastre aconteceu, nenhum deles quis saber de se soltar das fôrmas. Parecia que tinham nascido um para o outro, os raviolis e a fôrma. O casamento perfeito que ninguém consegue destruir, a união até que a morte os separe. Resultado, os raviolis foram todos para o lixo. Daí surgiu um impasse, eu estava com fome e sem paciência alguma para fazer mais alguma coisa para comer, também não queria sair e comer em algum restaurante fora. Então resolvi cortar o resto de massa em listras grossas (papardelle), cozinhei na água com azeite e sal e cobri com o restante do recheio dos raviolis que tinha sobrado. Não é que saiu um almoço perfeito... Ficou uma delícia, até passou a raiva do desastre. Mas qualquer dia esses raviólis voltam, da maneira correta.
DIFICULDADE: Média
TEMPO DE PREPARO: 1 hora
CUSTO: R$ 10,00
RENDIMENTO: 4 porções
Ingredientes:
♦ 2 colheres de sopa de azeite
♦ 150 g de abóbora cortada em cubos pequenos
♦ 3 colheres de sopa cheias de castanha de caju moídas
♦ 1 dente de alho picadinho
♦ A metade de uma cebola média bem picada
♦ 3 tomates cereja
♦ sal a gosto
♦ tomilho fresco a gosto
♦ água suficiente para amolecer a abóbora
Passo 1: Coloque o azeite numa panela e frite o alho e a cebola.
Passo 2: Adicione os cubos de abóbora.
Passo 3: Adicione os tomates picados.
Passo 4: Adicione o sal.
Passo 5: Adicione o tomilho fresco.
Passo 6: Vá adicionando água aos poucos, deixe cozinhar, adicione mais água, até que a abóbora amoleça.
Passo 8: Abra a massa com rolo ou no cilindro. Eu abri no cilindro e emendei as tiras, achei mais fácil. NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR FARINHA NAS FÔRMAS DE RAVIOLI, OU NA MESA CASO VOCÊ VÁ FAZER OS RAVIOLIS SOBRE A MESA E FECHAR COM CARRETILHA OU CORTADOR DE MASSA. Recheie os raviólis. NÃO COLOQUE TANTO RECHEIO COMO EU COLOQUEI.
Passo 9: Cubra com outra lâmina de massa.
Passo 10: Feche com rolo.
Passo 11: Depois de prontos, cozinhe os raviólis em bastante água com um fio de óleo ou azeite e cubra com molho de sua preferência.
No meu caso, como so raviólis deram errado, cortei o restante da massa como massa de papardelle, cozinhei essa massa em água, azeite e sal, fiz um alho frito no óleo e joguei por cima da massa cozida. Misturei bem e por cima coloquei o restante do recheio de abóbora. E não é que ficou uma delícia.
Postar um comentário