Ontem foi dia de comer na casa do Jean. Ele ligou lá pelas 11:00 da manhã e me falou: Quer vir comer aqui em casa? Vou preparar aquele feijãozinho cheio de bacon que eu faço e vou tentar fazer a carne ao molho que minha mãe faz e eu nunca consigo imitar. Obviamente aceitei na hora pois adoro a companhia do meu amigo e também o seu feijão. Perguntei se podia levar a câmera para fotografar os passos e ele permitiu, é claro. Foi muito bom pois a Mari, há uns dois ou 3 meses deixou um comentário no meu blog pedindo que eu postasse como fazer feijão, para que ela tivesse uma boa receita de feijão.
Todos os visitantes já repararam que esse blog é democrático e, sempre que possível, faço as receitas que me pedem. Ainda estou devendo uma de tortinha de limão.
Bom, feijão é o seguinte, cada um tem o seu jeito de fazer, puro, com bacon, com calabresa, com paio, estilo feijoada, tutu, etc. Esse é muito bom, de comer ajoelhado. Espero que a Mari goste dessa receita. Mas é fácil adaptar também, e durante a receita vou dando as adaptações necessárias.
O Jean também fez uma carne de acompanhamento, na tentativa de copiar a receita da mãe. E conseguiu, ficou divina. Também descrevo a receita logo após o feijão.

DIFICULDADE: Fácil
TEMPO DE PREPARO: 2 horas e meia (O feijão fica de molho para amolecer)
RENDIMENTO: 5 porções
CUSTO: R$ 11,00
Ingredientes do feijão:
♦ 500 a 700 g de feijão
♦ 1 cebola média picada
♦ Azeite, óleo ou manteiga para dourar os temperos
♦ 80 a 100 g de bacon cortado em pedaços grandes (senão ele some durante o cozimento)
♦ 250 g de calabresa cortada em rodelas. Pode ser paio também, mas as rodelas terão que ser grossas
♦ 2 tabletes de caldo de carne (pode ser de costelinha, de legumes, exceto de galinha)
Modo de Preparo:Passo 1: Numa panela de pressão coloque o azeite, óleo ou manteiga (umas 3 colheres de sopa).

Passo 2: Coloque o bacon para fritar.

Passo 3: Depois de bem fritinho adicione a calabresa.

Passo 4: Adicione a cebola picada. Mexa bem com uma espátula para soltar o queimadinho que fica em volta da panela. A água da cebola ajuda a soltar esse queimadinho.

Passo 5: Adicione os cubos de caldo de carne. Mexa até que eles se dissolvam na panela.
Passo 6: Adicione o feijão que deve ter ficado de molho em bastante água por, pelo menos, 1 hora e meia.

Passo 8: Adicione água até cobrir os feijões, uns 3 dedos acima.

Passo 9: Feche a tampa da panela de pressão e deixe no fogo alto. Quando a panela começar a chiar conte 40 minutos.

Passo 10: Quando der os 40 minutos, coloque a panela de pressão sob a água fria, espere toda a pressão sair e abra a panela. Caso os grãos ainda estejam duros, adicione mais água e volte ao fogo por mais uns 10 minutos. Caso a água tenha secado muito mas o cozimento dos grãos está bom, coloque mais água e volte um pouco ao fogo, sem a tampa. Faça a correção do sal, se necessário.

Passo 11: Continue aquecendo a panela, agora aberta, até que o caldo fique na consistência que você gostar, mais grosso ou mais fluido. Tem pessoas que gostam de ajudar a engrossar rápido amassando os grãos dentro da panela com o fundo de uma concha de pegar feijão. É uma possibilidade, mas como eu gosto dos grãos inteiros, não faço isso não, deixo a água ir secando com o próprio cozimento, mesmo que demore mais. Quando atingir o ponto que você quiser, estará pronto.
♦ Cerca de 800 g de patinho em cubos (pode ser maminha, ponta de alcatra, alcatra, acém)
♦ 3 colheres de sopa de manteiga, azeite ou óleo
♦ 1 colher de chá de tempero pronto (daqueles de alho, cebola, ervas e sal, vendidos em supermercados)
♦ 2 cubos de caldo de carne (Se gostar da carne mais fraquinha de sal, adicione somente um e corrija o sal, se necessário, durante o preparo.
♦ 1 cebola média cortada em pétalas grandes
Modo de preparo:
Modo de preparo:
Passo 1: Numa panela de pressão coloque o azeite, óleo ou manteiga.
Passo 2: Adicione o tempero pronto.
Passo 3: Adicione os cubos de carne.
Passo 4: Adicione a carne em cubos. Frite-a bem, mexendo bastante enquanto ela frita. A carne começa a "pegar" nos cantos da panela e começa a aparecer um queimadinho. Deixe isso acontecer pois dá mais sabor à carne (em químida de alimentos isso chama-se Reação de Maillard) .
Passo 5: Adicione água até encobrir a carne.
Passo 6: Feche a panela de pressão, deixe no fogo, e quando começar a chiar deixe por uns 40 minutos.
Passo 7: Depois desse tempo ou se a panela deixar de chiar, retire a pressão sob a água fria da torneira, abra a panela e confira a maciez da carne, caso esteja dura ainda, coloque mais água e volte a panela fechada ao fogo. Deixe mais uns 20 minutos.
Passo 8: Abra novamente a panela depois de retirar a pressão e confira a maciez. A essa altura ela já deve estar macia, mas não titubeie, se ainda não estiver do seu agrado, coloque mais água e volte para o fogo mais um pouco até que ela fique macia ao seu contento. Quando estiver bem macia, desmanchando no toque do garfo, adicione as pétalas de cebola e faça a correção do sal, se necessário.

Passo 9: Feche novamente a panela de pressão, e quando ela começar a chiar novamente, retire-a do fogo. É o suficiente para dar aquele "susto" nas cebolas e elas murcharem.

Servimos o arroz, o feijão com tranqueira e a carne no molho, tudo sem salada (risos). Dieta saudável pra quê??? (risos)









Postar um comentário