Como boa Portuguesa que sou, cá estou eu a participar no "Convite para jantar"  da nossa Ana mesmo no último dia :)

Desta vez o tema lançado pertenceu ao Reino da Prússia - “Mentes brilhantes”. Decidi convidar um Português, porque na minha opinião nós até podemos ser "pequeninos" em muita coisa mas na comédia somos grandes, temos grandes escritores e actores no nosso país. Para mim o grande génio é sem dúvida o Nuno Markl. Sempre adorei o seu trabalho, já sigo à algum tempo pela rádio e como escritor  humorístico e este senhor está cada vez melhor. Ainda à umas semanas atrás  fui ver o seu mais recente espectáculo Como desenhar mulheres, motas e cavalosaconselho toda a gente a ir ver, é genial! Quem conhece o trabalho do Nuno sabe a adoração que ele tem por amêijoas à Bolhão Pato por isso, mal de mim que o meu jantar não tivesse amêijoas.

E o jantar foi servido, um esparguete de amêijoas com toque à Jamie Oliver e boa disposição à mistura porque se há pessoa que tem o dom de fazer rir  é o Nuno Markl para mim, uma verdadeira mente brilhante. Desculpa Nuno, as gambas ao alhinho ficam para o próximo jantar! :)
Ingredientes:
900 grs de amêijoa branca
150 grs de esparguete
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de margarina de alho e tomilho
1/2 malagueta grande seca
1 molho de coentros (incluindo os talos)
2 colheres de sopa de licor Beirão
sumo e raspas de 1/2 limão.

Lavar muito bem as amêijoas até retirar toda a areia e escolher as que estão fechadas. Numa caçarola colocar a manteiga o alho, os talos dos coentros e a metade da malagueta finamente cortada. Saltear um pouco e só depois colocar as amêijoas, saltear novamente uns 5 minutos e deitar o licor beirão  deixar evaporar, tapar e ir mexendo até ficarem cozidas, se achar que o molho está a ficar seco deite um pouco de água (eu usei a água do esparguete). Cozer o esparguete como as instruções da embalagem com azeite e sal e quando estiver "al dente" juntar ao preparado das ameijoas e saltear uns 2 minutos e antes de servir colocar os coentros, o resto da malagueta, o sumo e as raspas do limão. Fica um esparguete muito fresco para os dias de calor que teimam e ainda bem em não nos largar.
Receita com inspiração na edição da Jamie Magazine issue 28 que a minha querida amiga  me trouxe das terras de sua majestade.

0 comentários