Essa receita maravilhosa foi tirada de uma revista bem antiga que peguei na casa de Viviane. No momento não lembro o nome, mas sei que ficou muito gostosa e o trabalho maior é apenas descascar as batatas porque depois é só ir fazendo camadas e levar ao forno. É uma receita que você pode montar na noite anterior  e levar ao forno no dia seguinte, só não deve esquecer de cobrir para colocar na geladeira. Eu coloquei a receita na integra, mas não usei a sálvia porque não tinha no momento, mas o resultado foi ótimo.


Ingredientes

2 kg de batatas
200 g de mozarela em fatias
100 g de queijo parmesão ralado100 g de manteiga ou margarina
1 copo de creme de leite
1 copo de leite
2 folhas de sálvia
Sal
Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
Lave e descasque as batatas, corte-as em fatias redondas da mesma espessura. Unte um pirex com manteiga ou margarina. Derreta a manteiga  ou margarina restante numa frigideira, com as folhas de sálvia. Arrume as batatas no pirex, colocando uma camada de batatas em círculo, de modo que cada fatia cubra a metade da outra. Polvilhe com sal e pimenta, regue com um pouco de manteiga derretida e cubra com uma camada de fatias de mozarela  Faça outra camada de batatas, mais um pouco de manteiga, outras fatias de mozarela  até que terminem as batatas e a mozarela  Despeje por cima o leite e o creme de leite, que servirão para cozinhar as batatas e dar-lhes delicado sabor.


Polvilhe o prato com parmesão ralado e leve ao forno por 50 minutos (teste espetando com  com um garfo para saber se esta no ponto). Depois que estiver pronto, haverá uma crosta dourada à superfície. Sirva bem quente. Essas batatas acompanham bem qualquer prato de carne ou peixe, assado ou grelhados.

E Bom Saber:

Sálvia

Origem
De origem Mediterrânea, desde a costa sul da Espanha até Marselha e na Itália.A sálvia é tida desde tempos imemoriais como a erva da longevidade.

Lendas e Mitos
Para os romanos era erva sagrada, cuja colheita era cercada de rituais. A crendice popular dá conta de que é uma das ervas das feiticeiras, já que protege contra feitiços. É também usada para compor o vaso das sete ervas de proteção. Ainda segundo a crença popular, toda pessoa deve ter um pé de sálvia plantado em casa, mas nunca pelo próprio dono da casa, é melhor pedir para alguém de fora. Dormir com folhas de sálvia sob o travesseiro torna os sonhos realidade.

Uso caseiro: Pôr folhas secas de sálvia entre as roupas, para afastar insetos. 'Faz parte das ervas inseticidas( em infusão).

Uso culinário: Para rechear aves, misturar com cebola. Cozinhar com carnes gordurosas (porco, pato e salsichas). Dá bom vinagre aromatizado e manteiga de ervas.

Faz deliciosos pães. Receitas. Substitui o louro na aromatização de carnes e cozidos, principalmente os gordurosos, podendo também ser usada para temperar patês de queijo e peixes. A manteiga aromatizada com sálvia dá um realce especial aos assados.

Fonte:http://www.cotianet.com.br


Rendimento: 8 pessoas

0 comentários