Alguns dias atrás fui ao médico para solicitar os exames do check up anual.
Conversei com a médica, que me examinou e me pesou. Fiquei feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz porque estou com o mesmo peso do ano passado, mesmo após ter comido todas as guloseimas que posto aqui e sem fazer nenhum exercício físico (o que pretendo mudar em breve rsrs). E, por essa razão, concluo que possuo um bom metabolismo. Por outro lado, fiquei triste porque o peso do ano passado está 3 kilos acima do peso que sempre tive. Seria a idade chegando e a dificuldade para emagrecer? Talvez.
Entretanto, tenho plena consciência do que comi e tenho comido, e sei que não fiz nenhuma restrição ao meu paladar "carboidrático-doceiro"...rs... Sei que minha alimentação somente às vezes é saudável (para os meus padrões de exigência). E o que me entristece é ver que já estamos no segundo semestre e eu ainda não consegui mudar a minha alimentação como eu gostaria! Tenho os meus vícios por determinados tipos de alimentos e resisto à abrir mão deles. Às vezes até consigo, mas por pouco tempo. Gostaria de ter mais determinação e perseverança... Mas, eu vou continuar tentando! Recomeçar sempre! Esse é o meu lema! rsrs...
Pois bem, comentei na semana passada, na Fan Page do blog, que eu faria um peixinho, com o propósito de comer algo mais leve e nutritivo, e cá estou para lhes passar a receita.
Fui à feira decidida a trazer salmão, mas chegando na banca, me deparei com o atum, peixe pelo qual eu morro de amores... e não teve jeito! O salmão perdeu a vez! rsrs... (pra ser beeeeemmm sincera, o salmão tem um sabor muito acentuado para o meu paladar. Eu iria comprá-lo apenas porque sei que possui omega 3...rs)
Em casa, dei uma espiada nos meu livros e não achei nada que me fizesse salivar. Fui então perguntar ao sr. Google, que me indicou a receita de hoje...
Espero que gostem, pois o preparo é muito simples. Fiz algumas alterações, pois alguns ingredientes eu não encontro com tanta facilidade por aqui, mas no link da receita, você pode seguir à risca.
Atum à Moda Siciliana
Para 2 pessoas, quase nada adaptado DAQUI

4 medalhões de atum
1 cebola média picadinha
1 tomate bem maduro picado em cubinhos
1 pão duro
Folhas de manjericão, alcaparras, sal, pimenta-do-reino e azeite extra-virgem a gosto

Preparo
1. Pique o pão duro em pedaços pequenos e com um martelo de carne, bata o pão até formar uma farinha. (não use farinha de rosca pronta, pois o sabor e a textura não serão os mesmos). Passe essa farinha para um prato fundo e reserve.
2. Em um outro recipiente, coloque os medalhões e tempere-os com o sal e a pimenta.
3. Regue-os com azeite e espalhe bem com os dedos, inclusive nas laterais, para que todo o medalhão fique "untado".
4. Passe os medalhões na farinha feita com o pão duro, pressionando-os levemente para formar uma crosta.
5. Aqueça uma frigideira, regue com um fio de azeite e quando estiver bem quente,  coloque os medalhões e deixe-os selar. (Você não irá fritá-los, somente tostar a superfície até a crosta ficar levemente dourada como mostra a foto acima. O atum é um peixe que, ao prepará-lo, devemos deixar o seu interior com uma coloração rosada, caso contrário o sabor será alterado). Após alguns segundos eles já estarão selados. Reserve-os.
6. Em outra frigideira, coloque um fio generoso de azeite e acrescente a cebola, o tomate, algumas folhas de manjericão (separa algumas para decorar) e as alcaparras.
7. Salteie esses legumes por no máximo 2 minutos e retire do fogo.
8. Sirva essa guarnição juntamente com o atum.

Bom apetite!!!

Beijocas e um ótimo dia saudável para você! ;-)
Cintya Maria

0 comentários