A melhor parte dessa receita, que está no livro de verão da Nigella, é o texto inicial. Lá, ela nos avisa: esse é um sorvete com "o sabor do azul do céu, do sol nos ombros, uma lembrança idealizada do verão em perfeita forma culinária". Depois de ler isso como poderia não sair correndo para testar a receita desse sorvete?




Fato é que fazer sorvete em casa - ainda mais sem sorveteira - dá um trabalho danado e requer um compromisso de 9 horas disponível. Você já deve estar pensando: não farei isso nunca! Mas seja perseverante, porque as melhores coisas da vida sempre demandam um pouco de paciência e trabalho. Este sorvete, certamente, é uma destas coisas, e a Nigellissima acertou em cheio!

Uma lembrança idealizada do verão em perfeita forma culinária. 

Esse é o resumo do prazer que irá sentir em cada colherada. Isso sem contar que esta é uma sobremesa que pode ser guardada por dias, meses (se durar isso tudo), no freezer, e - vamos combinar - te trará uma sensação de conquista única.

Olha a prova do sucesso aí:

Marininha feliz é a certeza de que valeu a pena.

Sorvete de Morango

Ingredientes

- 500g de morangos (se puder prefira os orgânicos, já que morango é uma das frutas que absorve mais agrotóxicos)

 vídeo que ensina a lavar morangos

- 175g de açúcar, mais 2 colheres de sopa;
- 500g de leite integral;
- 500 ml de creme de leite fresco;
- Baunilha (uma fava ou uma colher de chá de concentrado. Eu uso o concentrado);

Creme de leite e a baunilha

- 10 gemas (depois você pode usar as claras para fazer uma Pavlova Maravilhosa);
- 2 colheres de suco de limão-siciliano.

Modo de Preparo

- Lave os morangos;
- Separe todos os ingredientes. Meça tudo em potes separados. Vale ser organizado nessas horas.


- Separe os morangos em tigela e polvilhe com as 2 colheres de açúcar e deixe reservado;


- Coloque o creme de leite fresco e o leite integral em uma panela de fundo reforçado. Junte a baunilha (se usar a fava corte-a ao comprido e passe a faca para extrair os pontos maravilhosos do seu interior);
- Aqueça até quase ferver (quando começar a aparecer umas bolinhas nas laterais é o suficiente). Em seguida desligue o fogo e deixe descansar uns 20 minutos;

- Use a batedeira (na velocidade média) para transformar os ovos e o açúcar em um creme amarelo pálido;
- Diminua a velocidade. Pegue a panela com o creme de leite e vá derramando com muita calma na batedeira;
- Passe essa mistura de novo para uma outra panela ( pode ser a mesma se couber) e volte ao fogo  baixo;

Essa é a hora mais tensa. Você não pode parar de mexer. O objetivo é não grudar e também transformar esse líquido numa espécie de creme inglês, aveludado e grosso. É quase como um pré-brigadeiro. Você tem que virar a colher de pau e, quando passar o dedo nas costas dela, ver que o creme está com uma leve densidade e que a marcar do seu dedo se mantém. É só ter paciência e mexer. Use o fogo baixo e acredite. 

ps.: essa é a hora que sempre me arrependo. Fico me perguntando por que fui inventar essa maluquice, mas logo mudo de ideia quando lembro do resultado.

- Tire do fogo e coloque em uma vasilha para esfriar ( de preferência coloque na vasilha em que imagina guardar o sorvete no freezer);
- Bata os morangos com o açúcar no processador (liquidificador serve);
- Quando o creme estiver frio junte o limão e o liquido de morango. Misture;





- Deixe esfriar por 1 hora. Retire e bata na bateira;



- Deixe esfriar por mais 3 horas. Retire e bata mais uma vez. Devolva para freezer e depois de mais 3 horas retire e bata novamente e... pronto!

Quando você quiser comer o sorvete, retire-o do freezer e deixe alguns minutos na temperatura ambiente. A Nigella diz 20 minutos, mas nunca consegui esperar isso tudo. 


Boa sorte!

0 comentários