Ora bem, o dia 1 de Dezembro é já domingo! Dá para perceber a minha excitação com a chegada de Dezembro, do Natal, do meu mês favorito!
A tradição manda cá em casa: é dia de decorar a casa, ir apanhar musgo para fazer o presépio, de fazer chocolate quente para o nosso pequeno almoço e de montar a árvore de natal ao som de música de natal (eu voto no Michael Buble!) Este ano é também o 1º natal do Zé Maria e há uma decoração especial para ele colocar na árvore, para assinalar a sua chegada e o seu primeiro natal.
E é altura de fazer bolachas. Muitas bolachas com formas de pinheiros, anjos, renas e estrelas. Por isso, aqui fica a primeira receita de natal, para colocarem em pártica este fim de semana.
O Natal está a chegar! Ho, Ho, Ho!

(E já no próximo dia 7 de Dezembro, sábado, que irá decorrer, em Coimbra o 4D&friends Especial de Natal. Eu estarei por lá, na Quinta do Ribeiro, pelas 15h para um workshop para os adultos intitulado “Cozinhar Presentes de Natal”. Para saberem mais, aqui fica o link:
http://avidaa4d.blogspot.pt/2013/11/4d-especial-natal-tudo-sobre-feirinha.html )

Ingredientes para cerca de 25 bolachas:
(adaptado de revista “Good Food” Dezembro 2013, página 48)

300g de farinha
50g de cacau em pó
1 colher de sopa de gengibre em pó
120g de manteiga amolecida
120g de açúcar amarelo
140g de Golden Syrup

Preparação:

No robot de cozinha coloque a farinha, o cacau, o gengibre, a manteiga e o açúcar e triture até não ver bocados de manteiga. Acrescente depois o Golden Syrup e volte a misturar até obter uma bola de massa.
Retire a massa do robot de cozinha e divida-a em 4 partes para ser mais simples de trabalhar. Estique-a entre duas folhas de papel vegetal com a ajuda do rolo de cozinha, pois a massa é um pouco mole. Depois corte a massa com os corta bolachas dos feitios que quiser, colocando as bolachinhas em tabuleiros enfarinhados. Repita até esgotar toda a massa.
Leve as bolachas ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 12 minutos.
Retire-as depois do forno e deixe arrefecer antes de guardar.
Se as quiser furar para colocar na árvore de Natal ou para fazer uma grinalda ou calendário de advento, deverá furá-las com uma palhinha assim que saiam do forno, quando ainda estão maleáveis. Ao arrefecer ficam demasiado duras e não o poderá fazer.
Se quiser poderá também decorar as bolachas com glacês ou pastas de açúcar, mas assim, simples, são deliciosas.

Bom Apetite!

0 comentários