Há dias perguntaram-me qual era a minha comida preferida, não consegui responder! Acho que nem tenho, o meu blog reflecte muito o que se come cá em casa. Poucas foram as vezes que fiz comida especial para colocar no blog, talvez nenhuma. 

Tenho por hábito só fotografar ao fim de semana, por causa da luz, por ter mais tempo e em especial pelos nossos almoços mais demorados.

Tenho amigos que me dizem que minha cozinha preferida é a Italiana, acho bem! Eu adoro risoto, mas era incapaz de o comer 2 vezes por semana. Gosto do "choque" entre países, de fazer algo completamente Português com um toque Asiático, Indiano, Marroquino ou Espanhol, como de certeza já viram no blog.


Este prato de hoje é um pouco isso, um gratin bem Francês inspirado neste livro fantástico, acompanhado com um queijo bem nacional.

Ingredientes: 2 pessoas
4 batatas
1 beterraba
2 fatias de queijo amanteigado Aveleda
100 ml de leite meio gordo
1 fio de azeite extra virgem
sal
pimenta em grão moída na hora
mostarda em grão moída na hora
1/2 colher de café de noz-moscada ralada

Comece por descascar as batatas e a beterraba, com ajuda de um robot de cozinha, um cortador de batatas ou uma boa faca acompanhada de uma excelente técnica de corte :) Corte as batatas em rodelas finas e reserve em água fria e de preferência com uns cubos de gelo dentro. De seguida corte a beterraba e dê uma primeira lavagem por água corrente para tirar o excesso de "tinta" rosa.







Num pirex/tacho próprio para o forno pincele o fundo com um fio de azeite. Retire as batatas da água, seque com um papel absorvente e comece a fazer uma "cama" de batatas alternando com a beterraba para ficar um bonito padrão. No meio dessas camadas tempere com mais um fio de azeite, o sal, a pimenta e a mostarda em grão.

Leve um pequeno tacho ao lume, coloque o leite e as fatias de queijo e mexa até este derreter, adicione a noz-moscada e cubra as batatas com este preparado.




Leve ao forno durante 25 minutos a 200º ou até sentir que as batatas estão cozinhas e bem gratinadas, tente não usar um pirex muito alto porque terá dificuldade se fizer muitas camadas de batatas as do meio não fiquem cozidas.


Acompanhe com um peixe grelhado, um copo de vinho Aveleda Douro e sejam felizes.

0 comentários