Em 2011 passaram por , não posto mais vezes porque normalmente comemos sempre ao natural mas este ano decidi pela primeira vez levá-las ao forno e não é que adorámos! Perde-se um pouco aquela explosão de mar na boca mas ficam óptimas, deixo as duas versões pois o Sr. cá de casa matava-me se as tivesse colocado todas no forno. As ostras em França comem-se com limão e mais nada minha menina, diz ele!


Ingredientes:
1 kg de ostras frescas
1 limão
1 ovo
1 colher de café de mostarda l'ancienne
sal, pimenta e mostarda de moer,
2 talos de salsa frisada
queijo parmesão q.b.

Lavar as ostras com uma escova e água fria e abrir com cuidado confesso, que nunca abri uma porque é sempre trabalho que deixo para o meu marido no entanto, deixo novamente este link com a explicação detalhada para uma abertura segura.

Depois de abertas colocar numa superfície plana, eu usei sal grosso como base porque ajuda a não tombarem a água que trazem no interior. Para as naturais convém não retirar a água, mas para as que foram para o forno eu retirei.
Numa tigela coloquei o ovo batido temperado com sal, pimenta e mostarda de moer e, de seguida a colher de mostarda mexer novamente, adicionar a salsa picadinha e colocar com cuidado por cima das ostras antes de levar ao forno ralar um pouco de parmesão. No total este molho deu para 4 grandes ostras e as outras 4 comemos apenas com limão, levei as outras 4 ao forno mesmo com o sal por baixo para não tombarem o preparado durante 35 min a 180º.

É um óptimo petisco! Posso já dizer que me levou algum tempo a gostar de ostras porque como quase toda a população portuguesa fui habituada desde pequena a comer marisco sempre bem temperado e cozinhado como tal, foi difícil aprender a gostar de algo tão simples e natural como as ostras. Para as pessoas como eu digo para voltarem a tentar provar, não deixem que a primeira prova vos assuste foi o que eu fiz e não me arrependi.


0 comentários