O meu filho adora leite-creme, ao estar a relembrar receitas ele alertou-me que há muito eu não fazia tal iguaria. Não foi tarde, nem foi cedo, saiu logo no mesmo dia para sobremesa do jantar. Vamos ver como faço.

Ingredientes:
-6 gemas
-0,5 l de leite
-250 g de açúcar
-1 colher de (sobremesa cheia) de farinha maizena
-1 colher de (chá) de baunilha liquída
Numa tigela misturo a farinha com o açúcar e as gemas. Bato tudo muito bem. Junto o leite com a baunilha e envolvo muito bem. Levo ao lume sempre a mexer até engrossar. Quando começa a espessar já está. Não necessita de estar em fervura. Depois deito nas tigelas, deixo arrefecer e polvilho com açúcar mascavado e queimo com maçarico, (agora). Pois, eu sou do tempo do ferro. E tinha um ferro que me foi oferecido quando eu tinha 17 anos, que se ligava à corrente, tinha um cabo vermelho, mas, já não mora na minha casa, pois as coisas também se gastam com o tempo. (Sorrisos), agora é de maçarico, muito mais higiénico, ah, e este leite-creme nem foi polvilhado com açúcar mascavado e sim com açúcar moreno (que é o nosso mascavado) que mora cá em casa, pois quando fomos a Santiago de Compostela comprei lá para o filho fazer as Kiwiwinhas (caipirinha, mas, com kiwi), que se diga de passagem estavam brutais.


P.S. Eu coloquei o meu leite-creme nestas canecas de vinho. Pois neste momento circula com abundância na net a loiça de Alcobaça, ao qual fico muito feliz, pois dar-mos valor ao que é nosso, é muito gratificante, pois, sem querer entrar em politiquices, todos sabemos o quanto precisamos de dar valor a tudo o que se faz, fabrica, produz, etc, por cá. Este País lindo, que neste momento está um pouco (sou muito optimista) doente, mas, que acredito que saia, desta agonia. Mas, continuando com a loiça, estas canecas (6) com um jarro igual, foi-me oferecido pelo meu saudoso pai para o meu enxoval, tinha eu 15 anos. Comprou numa das muitas viagens que fazia a Oliveira de Azeméis, ou a São João da Madeira. Pois naquela altura, usava-se muito os jarros com as canecas para beber o vinho Morageiro, que o meu pai trazia. Tinha as mesmas religiosamente guardadas, na arrecadação, embrulhadas em papel com o jarro. Lembrei-me no dia que resolvi fazer o leite-creme, ao desembrulhar e ver as canecas/jarro, escusado será dizer que nesse dia o meu pensamento esteve em alta no meu saudoso pai, e relembrar-me que era um homem com um bom gosto, que até doía.

______O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página.________

Santo Agostinho

0 comentários