Olha, vou ser direta com vocês, esse pão é maravilhoso. Simplesmente isso! E sabe o melhor, não é um pão complicado de se fazer, 1º porque bato os ingredientes no liquidificador, 2º porque uso fermento biológico seco (coisa que a gente sempre tem no armário) e 3º porque não preciso sovar tanto. Sem contar que uma receita rende toda essa quantidade abaixo.

Essa receita eu busquei do blog "Saboreando a Vida", mas fiz recheado. Adorei!




Eu tenho um tio padeiro e em uma das vezes que estive com ele a observá-lo fazer pão na minha infância, aprendi a fazer esses riscos no pão (com faca ou uma gilete). Acho que dão um charme ao pão... hehehe

Ah, passar uma gema em cima dos pães antes de assar também é muito importante, pois é ela que deixará os pães com aquela cara de coradinhos.


Aí está o meu lindo pão!!!
Vamos aprender?

Pão de Leite Recheado com Calabresa

3 ovos
15 gramas de fermento seco (usei balança - você pode usar aqueles medidores também).
1 colher de sopa de sal
600 ml de leite morno
4 colheres de sopa de açúcar
½ xícara de chá de óleo
2 colheres de sopa de margarina
+/- 1,200 kg de farinha de trigo 

1 gema de ovo grande para pincelar os pães*

_ Bater todos os ingredientes no liquidificador, com exceção da farinha.
_ Colocar o batido numa bacia grande (a massa é grande) e ir adicionando aos poucos a farinha. Começar mexendo com uma colher para só depois passar a mexer com a mão, quando já começar a desgrudar.
_ Sovar a massa para que fique bem homogênea e macia.
_ Deixe a massa repousar para crescer (ela dobrará de tamanho).
_ Após, divida-a em partes para montar os pães, monte-os.
_ Passe a gema nos pães e se quiser adicione gergelim (eu adicionei, fica com uma crocância gostosa na casca). Pode também aqui rechear ou não os pães eu usei calabresa e queijo (apenas cortei a calabresa e pre-cozinhei no microondaas por mais ou menos 1 minuto e meio). 
_ Coloque os pães em formas untadas com óleo e farinha.
_ Deixe-os crescer novamente.
_ Asse em forno pre aquecido a 180º por mais ou menos 30 minutos.




Como eu gosto de inventar, fiz pão retangular e redondo também, formado de pão italiano... hehehe. Fiz também pequenos pãezinhos doces que recheei com maçã, canela e passas.

Você pode inventar mil possibilidades e se divertir nessa hora.

Espero que tenham gostado!



0 comentários