"A tarte Tatin (lê-se "tatan") é uma torta de frutas típica francesa, inventada pelas irmãs Stéphanie e Caroline Tatin.
Consiste em uma torta normal de fruta, com a especial particularidade de ser confeccionada ao contrário, ou seja: na forma colocam-se as frutas e por cima, derrama-se até cobrir, a massa. Ao desenformar a torta após cozedura no forno, esta fica com as frutas no topo."
(Texto copiado da Wikipédia)
Já tinha feito aqui a tarte tatin com maçãs. Mas, há dias a falar (mensagem) com um seguidor do FB, ele disse que tinha curiosidade de saber sobre esta tarte mas, de pêssego, ao qual eu respondi: que a tarte tatin, pode fazer de pêssego, ou de outra fruta qualquer. Mas, depois disse que quando eu tivesse um pouco de tempo faria a tarte e colocaria no blog, ora bem! Dito e feito, não deixo de fazer o que digo, e cá está o resultado.
Ingredientes:
-100 gr de manteiga
-massa folhada (usei fresca do LIDL)
Cubra o fundo de uma frigideira de barro com a manteiga e o açúcar. Por cima coloque os pêssegos. Leve a alourar em lume alto, até o açúcar caramelizar. Cubra os pêssegos com uma camada de massa e abra no meio um orifício para facilitar a saída do vapor que se vai formando. Leve a forno muito quente (200º C) até a massa cozer e alourar. Coloque novamente a frigideira sobre o lume para derreter o caramelo. (Eu passei esta parte) e sirva a tarte desenformada com as maçãs viradas para cima...(Esta receita é do meu livro "Doze meses de cozinha") Divina....
P.S. Eu sempre fiz as minhas tartes tatin em barro, pois nunca tive frigideiras sem cabo, (para ir ao forno), e comprar uma para este fim, não! No meu livro de cozinha fala da frigideira de barro, mas, eu faço num tabuleiro redondo, e sai na perfeição. Vocês improvisem também.
___________Todos os sentimentos podem conduzir ao amor e à paixão. Todos: o ódio, a compaixão, a indiferença, a veneração, a amizade, o medo e até mesmo o desprezo. Sim, todos os sentimentos... excepto um: a gratidão. A gratidão é uma dívida: todo o homem paga as suas dívidas... mas o amor não é dinheiro.________
Ivan Turgueniev
Postar um comentário