Há dias em que fazemos um bolo porque é uma ocasião especial que queremos celebrar. Outras vezes fazemos um bolo só porque somos gulosos e nos está a apetecer. Outras ainda fazemos um bolo para oferecer a alguém, para fazer uma surpresa, para juntar os amigos e a família para um cafezinho, outras apenas porque sim.
Há bolos que são de celebração. Outros que têm história. Outros que são passados de avó para mãe, de mãe para filha. Outros são aqueles que nos chamam a atenção quando folheamos um livro ou uma revista. Há bolos para festas, para o inverno, para o verão, para piqueniques.
Hoje há bolo. Porque sim e para fazer um miminho ao Miguel que há muito tempo suspirava por um bolinho….

Ingredientes:
(adaptado de revista "Easy Food", Setembro de 2013, pág. 56)

200g de chocolate de culinária
200g de açúcar
150g de manteiga
3 ovos
140g de farinha
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 laranja
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação:

Num tacho coloque o açúcar, a manteiga em pedacinhos e o chocolate partido. Leve a lume brando e vá mexendo até que o chocolate e a manteiga estejam bem derretidos. Retire e reserve.
Numa taça coloque a farinha, as 3 gemas, a raspa da laranja e o extrato de baunilha. Junte depois a mistura de chocolate e mexa bem.
Bata depois as claras em castelos e envolva-as suavemente no preparado anterior.
Coloque depois a mistura de chocolate num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal e leve ao forno previamente aquecido a 180ºc durante cerca de 25 minutos ou até o bolo estar cozinhado. (O bolo fica uma espécie de brownie!)
Retire o bolo do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. Corte depois em quadrados do mesmo tamanho e polvilhe com o açúcar em pó e um pouco mais de raspa de laranja, se desejar.

Bom Apetite!

0 comentários