Não sei bem há quanto tempo tenho a receita de Torta de Banana Nanica da tia Maria, que usa as famosas 10 colheres de sopa de farinha de trigo e 10 colheres de sopa de açúcar, acrescidas de fermento e canela – a qual é muito conhecida. Foi lembrando-me dela que fiz esta torta de banana.

Mas nesta torta, preferi usar a “farofa” de trigo/açúcar/fermento/canela da receita de Torta de Maçã Preguiçosa, já aqui publicada. A ideia da cobertura veio da receita de Torta em Camadas de Banana com Leite Condensado do Cybercook. Achei que ficaria mui interessante a cobertura de ovos e leite condensado batidos juntos, e realmente ficou excelente, nota dez de sabor. Passou a ser A MINHA torta de banana!!! Quem sabe se não passa a ser a sua também...

Ingredientes *Xícara de chá: 190ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de sobremesa: 7,5ml
1. 10 bananas nanicas médias maduras, mas firmes 

2. 1 ½ xícara de chá de farinha de trigo (173g)
3. 1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro (130g)
4. 1 colher de sopa rasa de canela*
5. 1 colher de sopa rasa de fermento em pó 

6. 140g de manteiga derretida

7. 1 lata de leite condensado 
8. 2 ovos grandes ( 67-68g cada, pesado com casca)

OBS: O açúcar de confeiteiro é essencial nesta torta, pois como o tempo de forno é muito curto, nem sempre consegue derretê-lo, caso se use o açúcar granulado de mesa. E aí ele fica rangendo nos dentes...

Preparo
1. Unte com margarina e polvilhe com farinha de rosca um marinex retangular médio de 30x20x4cm.

2.  Derreta a manteiga. RESERVE.

3. Acenda o forno a 220º (forno a gás).

4. Corte as bananas em 3 fatias, no sentido do comprido, e espalhe-as uma a uma, em duas assadeiras médias. RESERVE.

5. Numa tigela, misture os ingredientes secos 2 a 5, peneire-os e divida-os em duas partes iguais. 

6. Com ajuda de uma espátula de pizza, distribua metade das bananas no fundo do marinex, e feche os buracos (onde faltar banana) com pedacinhos de banana**.  Espalhe por cima, com ajuda de uma colher, metade dos ingredientes secos, regularize a superfície passando, delicadamente, a ponta de um garfo, e regue com metade da manteiga derretida. Repita o mesmo processo: espalhe a outra metade das bananas, feche os buracos com pedaços de banana, cubra com o restante dos ingredientes secos, regularize a superfície com o garfo e regue com o restante da manteiga.

7. No liquidificador: Bata os ovos com o leite condensado até obter uma mistura homogênea. Espalhe-a sobre os ingredientes secos. Deixe descansar 5 minutos e estoure, com a ponta de uma colher, as bolhas grandes que aparecerem. Polvilhe com canela*** e leve para assar durante 30 minutos ou até corar. Aos 25 minutos, gire a parte da frente para trás ( forno a gás) para corar por igual. Quando retirar, deixe amornar sobre uma grade. Sirva morna ou gelada. Gelada é muito mais saborosa.

*A canela que uso tem sabor muito suave. Se a sua tiver sabor forte, ponha só uma colher de chá de 5ml.

**Se não fechar os espaços sem banana, a cobertura de leite condensado/ovos desce em grande quantidade, ficando quase toda na parte de baixo da torta (experiência própria!).

*** Esqueci de polvilhar a canela nessa etapa. Polvilhei quando saiu do forno.

0 comentários