Para começar saiu esta entremeada assada no forno. Tradicionalmente estamos mais habituados a grelhá-la na brasa nos churrasco de verão, mas esta é uma carne perfeita para assar lentamente no forno. Com a cozedura lenta vai libertando a gordura e tostando a pele que, para quem gosta é um verdadeiro petisco crocante (o “crackling” que o júri do Masterchef Australia tanto gosta!)
Ingredientes para 2 pessoas:
4 tiras de entremeada não muito grossa
3 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de colorau em pó
1 colher de chá de tomilho seco
100ml de vinho branco ou cerveja
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Corte as tiras de entremeada ao meio, de modo a ficar com 8 pedaços de entremeada mais pequenos. Coloque-os numa taça e tempere com sal, pimenta, os dentes de alho picadinhos, o louro partido em pedaços, os cominhos, o colorau, o tomilho e regue com o vinho branco ou a cerveja.
Arranje depois as fatias de entremeada num pirex que vá ao forno, colocando-as ligeiramente sobrepostas umas sobre as outras e ligeiramente “ao alto”. Regue com a marinada e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC cerca de 30 minutos. Ao fim desse tempo reduza o forno para 180ºC e deixe cozinhar até a carne estar macia e a gordura derretida, cerca de 35 minutos.
Sirva com batatinhas assadas ou arroz e uma salada ou legumes salteados.
Bom Apetite!
Postar um comentário