Risotinho de abóbora é tudo de bom. Esse fica bastante saudável, fonte de vitamina A da abóbora e triptofano do milho. Sou suspeito para falar de risoto, pois adoro. Esse fica bastante leve. Vale bastante a pena fazer para seus amigos e convidados. Só lembre-se - isso quem fala é minha amiga Marissol - o risoto não espera ninguém, nós é quem esperamos pelo risoto, ou seja, ficando pronto deve ser servido imediatamente senão fica muito consistente e pastoso.
Ingredientes:
- 1 e 1/2 xícara de abóbora em cubos
- 1 xícara de milho verde (usei duas espigas médias bem novinhas)
- 1 taça de vinho branco seco
- 1 litro e meio de caldo de legumes
- 1 xícara e meia de arroz arbóreo
- azeite de oliva, cebolinha, sal e alho picadinho a gosto
- Salsinha para decorar.
Modo de Preparo:
Passo 1: Numa panela de risoto coloque no azeite o alho e a cebolinha para fritar
Passo 2: Frite até começar a dourar.
Passo 3: Adicione todo o arroz de uma vez, sem lavar, e misture com os temperos.
Passo 4: Adicione o vinho branco e mexa até o arroz absorvê-lo quase por completo.
Passo 5: Adicione uma concha de caldo de legumes. Deixe fervendo.
Passo 6: Adicione os cubos de abóbora.
Passo 7: Adicione o milho verde.
Passo 8: Adicione o sal a gosto. E vá adicionando caldo de legumes aos poucos, sempre mexendo. Se o caldo estiver já quente o risoto ficará pronto mais rapidamente. Sempre que o caldo estiver quase secando, adicione mais caldo. Vá fazendo isso até que chegue o ponto do risoto, que é "al dente". Vc tem que sentir o grão do arroz ainda um pouco resistente na boca.
Passo 9: Para finalizar, monte o risoto "au berre", ou seja, no término do cozimento coloque uma colher rasa de manteiga no risoto quente e mexa, para que ele fique bem cremoso.
Passo 10: Finalize com lascas de parmesão, que ficam mais charmosas que o queijo parmesão ralado, e salsinha em areia (picadinha bem fininha). Sirva imediatamente.
Postar um comentário